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Casos concretos de Direito: 1º período

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Casos concretos do curso de Direito da Universidade Estácio de Sá, artigos acadêmicos e documentos para download.
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Casos concretos de Direito: 1º período Curiosidades, Casos concretos de Direito da Universidade Estácio de Sá (UNESA),orientação no TCC, modelos de petição e outros materiais para o estudante de Direito e outras áreas. Modelos de petição 1º período Fundamentos das Ciências Sociais Psicologia Aplicada ao Direito História do Direito Brasileiro Introduçao ao estudo do Direito 2º período Sociologia Jurídica e Judiciária Direito Penal I Teoria e Prática da Narrativa Jurídica Ciência Política Direito Civil I 3º período Teoria e Prática da Argumentação Jurídica Filosofia Geral e Jurídica Direito Constitucional I Direito Penal II Direito Civil II 4º período Direito Constitucional II Direito Penal III Direito Civil III Teoria Geral do Processo Direito do Trabalho I Teoria e Prática da Redação Jurídica 5º período Direito do Trabalho II Direito Civil IV Direito Constitucional III Direito Penal IV Direito Processual Civil I Direito Civil IV Direito Empresarial I ECA 6º período 6º período Direito Processual do Trabalho Direito Processual Civil II Direito Processual Penal I Prática Simulada I Direito Civil V Direito Empresarial II 7º período Direito Processual Penal II Direito Processual Civil III Direito Empresarial III Direito Civil VI Prática Simulada II Responsabilidade Civil 8º período Direito Ambiental Direito do Consumidor Direito Empresarial IV Direito Processual Civil IV Jurisdição Constitucional Prática Simulada III Metodologia da Pesquisa em Direito 9º período Direito Administrativo I Direito Financeiro e Tributário I Prática Simulada IV (Cível) Direito Internacional 10º período Direito Administrativo II Direito Financeiro e Tributário II Ética Geral e Profissional Prática Simulada V (Cível) Artigos e notícias Pesquise modelos de petição, artigos, vagas de estágio e casos concretos no blog Mostrando postagens com marcador 1º período. Mostrar todas as postagens Mostrando postagens com marcador 1º período. Mostrar todas as postagens 7 de junho de 2016 Fundamentos das Ciências Sociais - Caso concreto 9 Plano de aula 9 Leio o caso concreto abaixo: O Ato Institucional nº 5, de 13 de dezembro de 1968, marcou o início do período mais duro da ditadura militar (1964-1985). Editado pelo então presidente Arthur da Costa e Silva, ele deu ao regime uma série de poderes para reprimir seus opositores: fechar o Congresso Nacional e outros legislativos (medida regulamentada pelo Ato Complementar nº 38), cassar mandatos eletivos, suspender por dez anos os direitos políticos de qualquer cidadão, intervir em Estados e municípios, decretar confisco de bens por enriquecimento ilícito e suspender o direito de habeas corpus para crimes políticos. O ministro da Justiça, Gama e Silva, anunciou as novas medidas em pronunciamento na TV à noite. (...) Três meses desde a edição do AI-5, encarregados dos inquéritos políticos passaram a poder prender quaisquer cidadãos por 60 dias, dez dos quais deveriam permanecer incomunicáveis. "Em termos práticos, esses prazos destinavam-se a favorecer o trabalho dos torturadores", conta Elio Gaspari no livro "A Ditadura Envergonhada". Sessenta e seis professores foram expulsos das universidades dentre eles Fernando Henrique Cardoso, Florestan Fernandes e Caio Prado Júnior. Emissoras de televisão e de rádio e redações de jornais foram ocupadas por censores. Artistas como Marília Pêra, Caetano Veloso e Gilberto Gil foram apenas os primeiros a conhecer as carceragens da polícia política. Ao todo, 333 políticos têm seus direitos políticos suspensos em 1969 (dos quais 78 deputados federais, cinco senadores, 151 deputados estaduais, 22 prefeitos e 23 vereadores). O Congresso permanece fechado até outubro, quando é reaberto para eleger Médici. Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/hotsites/ai5/ai5/index.html Segundo os conceitos de dominação e de dominação legítima preconizados por Max Weber, como seria a dominação durante os anos de chumbo do governo militar que entrou no poder no Brasil através de um golpe de Estado em 1964?  Justifique sua resposta. Resposta: Racional legal pois foi legitimado pelo ato constitucional, durante a ditadura e por estar na lei e ilegitimado pois corrompe os direitos de liberdades individuais. Questão de múltipla escolha: O Senado concedeu aposentadoria de R$ 20,9 mil mensais à governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB). A decisão foi publicada no boletim administrativo do Senado nesta quinta-feira (11). Roseana vai somar a aposentadoria com R$ 15,4 mil, salário de governadora. Segundo o Senado, Roseana foi contratada sob o regime de CLT em 9 de novembro de 1984.  No período em que ficou licenciada para exercer outro mandato, Roseana não foi remunerada, segundo o Senado. A assessoria do Senado não soube informar desde quando a governadora está licenciada do cargo, mas disse que o valor de R$ 20,9 mil é o padrão para o cargo e não inclui vantagens individuais. Roseana se aposentou no cargo de analista legislativo. Em 2012, o Senado gastou R$ 1,2 bilhão com o pagamento de aposentados e pensionistas. Por meio de nota, Roseana afirmou que ingressou no Senado em 1974, por meio de processo seletivo, apesar de não ter prestado concurso público. Segundo a nota, “a aposentadoria ocorre 38 anos depois” e Roseana irá “devolver aos cofres públicos” o valor que ultrapassar o teto de R$ 28 mil estabelecido para o servidor público. Roseana é filha do senador José Sarney (PMDB-AP), que foi presidente do Senado por quatro vezes: de 1995 a 1997, 2003 a 2005, de 2009 a 2011 e de 2011 até 2012. Roseana começou a carreira política em Brasília como deputada federal, de 1990 a 1994, foi governadora do Maranhão pela primeira vez de 1995 a 2002, senadora de 2003 a 2009, e governadora novamente de 2009 até hoje. Fonte: http://g1.globo.com/politica/noticia/2013/04/roseana-sarney-se-aposenta-pelo-senado-e-recebera-r-209-mil.html Leia as assertivas abaixo e identifique o(s) tipo(s) de dominação legítima presentes no caso em questão: I - A forma de dominação acima apresentado é a racional-legal pois repousa sobre a crença na legalidade de ordenações instituídas e dos direitos de mando dos chamados por essas ordenações a exercer a autoridade. II - A forma de dominação acima apresentado é a tradicional pois repousa sobre a autoridade da tradição III - A forma de dominação acima apresentado é a carismática pois repousa sobre a entrega uneaten cotidiana à santidade, ao heroísmo ou à exemplaridade de uma pessoa e às ordenações por ela criadas ou reveladas. IV - A forma de dominação acima apresentado é a racional com relação a valores, pois ela governa segundo princípios éticos. São corretas as afirmativas: A) I e II B) I e III C) II e III D) I e IV E) II e V Leia Mais ► Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest Marcadores: 1º período, Fundamentos das Ciências Sociais 5 de outubro de 2015 Fundamentos das Ciências Sociais - Caso concreto 7 Plano de aula 7 Questão discursiva: Leia atentamente o caso concreto abaixo. Um vídeo que mostra um rebelde a cortar, arrancar, e possivelmente a dar uma dentada, no coração de um soldado já morto, está a chocar a Síria e o mundo. Diferentes grupos de direitos humanos defendem que a guerra na Síria tomou contornos de puro ódio e vingança. A sequência de imagens disponível no "youtube" mostra um homem a dilacerar a carne do cadáver de um soldado, removendo o coração e, embora não seja de forma clara, aparenta chegar mesmo a dar uma dentada. O sírio vai mais longe e desafia o opositor diretamente, no vídeo que foi publicado no passado domingo: "Aos soldados de Bashar o cão, comeremos os vossos corações e os vossos fígados." O presidente Bashar al-Assad garante que o treason de guerra não passará impune e que o responsável será devidamente julgado. Entretanto, a Organização internacional de direitos humanos (Human Rights Watch - HRW) identificou o protagonista da gravação. Abu Sakkar, líder da brigada Independent Omar al-Farouq, que funciona sob a alçada do principal grupo de rebeldes sírios, comanda uma força de 20 mil combatentes. A HRW remete também que o caso não é totalmente inédito. O líder rebelde protagoniza outros vídeos em que profana os mortos da força opositora. Fonte: http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=3219004 Qual conceito da teoria durkheimiana se aplica ao texto acima? Justifique sua resposta. RESPOSTA: A generalidade de um fato social, isto é, sua unanimidade, é garantia de normalidade na medida em que representa o consenso social, a vontade coletiva, ou o acordo de um grupo a respeito de determinada questão. Partindo, pois do princípio de que o objetivo Maximo da vida social é promover a harmonia da sociedade consigo mesmo e com as demais sociedades, e que essa harmonia é conseguida por meio do consenso social, a “saúde” do organismo social se confunde com a generalidade dos acontecimentos. Quando um fato põe em risco a harmonia, o acordo, o consenso e, portanto, a adaptação e a evolução da sociedade estão diante de um acontecimento de caráter mórbido e de uma sociedade doente. Portanto, normal é aquele fato que não extrapola os limites dos acontecimentos mais gerais de uma determinada sociedade e que reflete os valores e as condutas aceitas pela maior parte da população. Patologicamente é naquele que se encontra fora dos limites permitidos pela ordem social e pela moral vigente. Os fatos patológicos, como as doenças são considerados transitórios e excepcionais. Questãode múltipla escolha: Leia atentamente o caso concreto abaixo: A estudante Geisy Vila Nova Arruda, 20, disse nesta sexta (30) que não desistirá do curso de turismo da faculdade Uniban, no campus de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. Ela está no primeiro ano. No dia 22, uma quinta, ela foi hostilizada pelos alunos da faculdade por estar usando uma minissaia. Ela admitiu que naquela dia estava com uma roupa inadequada para ir à escola, mas dali ela iria para uma festa. De qualquer forma, disse, nada justifica o que houve. (...) O tumulto começou quando Geisy, já em sala de aula, saiu com uma amiga para ir ao banheiro, chamando a atenção dos estudantes. Formou-se uma aglomeração diante da porta do banheiro, e a moça foi xingada por estudantes. Ela temeu ser agredida, se saísse. A direção da escola teve de chamar policiais militares para tirá-la da escola vestida com um jaleco de professor. Os policiais tiveram que fazer uso de gás de pimenta para abrir caminho, e a estudante teve de passar por estudantes que gritavam: "Puta, puta, puta!" "Eles estavam possuídos, fiquei com muito medo", disse. "Saí de lá escoltada por seis homens, o mais rápido que pude. Mulheres colocavam celulares na minha cara, corriam atrás de mim, para filmar meu rosto chorando. Os policiais tiveram que me levar até a minha casa." (...) Fonte: http://gostei.abril.com.br/frame/index/estudante-da-uniban-xingada-por-usar-mini-saia-diz-nao-ser-p Segundo Durkheim, as formas de solidariedade social mantêm a coesão entre os indivíduos de um dado grupo social. Relativo ao texto acima, a forma de solidariedade expressa nos fatos é: A)     A solidariedade orgânica à qual corresponde o direito cooperativo. B)      A solidariedade orgânica à qual corresponde o direito repressivo. C)      A solidariedade mecânica à qual corresponde o direito cooperativo. D)     A solidariedade mecânica à qual corresponde o direito repressivo. E)      A solidariedade inorgânica à qual corresponde o direito cooperativo Universidade Estácio de Sá; UNESA; Gabarito; OAB; Caso concreto; plano de aula; resposta; exercício; felipe medeiros rodrigues Leia Mais ► 2 comentários: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest Marcadores: 1º período, Direito, Fundamentos das Ciências Sociais Fundamentos das Ciências Sociais - Caso concreto 6 Plano de aula 6 I) Foi a partir do positivismo que emergiu a ciência da sociedade. II)Teológico ou “religioso”: explica os fatos por meio de vontades análogas à nossa vontade (a tempestade. p.e., será explicada por um capricho do Deus dos ventos, Êolo): Este estado evolui ao fetichismo, politeísmo e ao monoteísmo.  Metafísico: substitui os deuses por princípios abstratos como “o horror do vazio” por longo tempo atribuído à natureza. A tempestade, p.e., será explicada pela virtude dinâmica do ar. São igualmente metafísicas as tentativas de explicação dos fatos biológicos que partem do “princípio vital”, assim como as explicações das condutas humanas que partem da noção de “alma”. O homem projeta espontaneamente sua própria psicologia sobre a natureza.  Positivo: é aquele em que o espírito renuncia a procurar os fins últimos e procura responder aos últimos “porquês” Contentar-no-emos em descrever como os fatos se passam, em descobrir as leis (exprimíveis em linguagem matemática) segundo as quais os fenômenos se encadeiam uns aos outros. Tal concepção influencia diretamente na técnica: o conhecimento das leis positivas da natureza nos permite, com efeito, quando um fenômeno é dado, prever o fenômeno que se seguirá e, eventualmente agindo sobre o primeiro, transformar o segundo - Ciência donde previsão. previsão donde ação” . Questão de múltipla escolha Alternativa C  Universidade Estácio de Sá; UNESA; Gabarito; OAB; Caso concreto; plano de aula; resposta; exercício; felipe medeiros rodrigues Leia Mais ► Um comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest Marcadores: 1º período, Direito, Fundamentos das Ciências Sociais Fundamentos das Ciências Sociais - Caso concreto 5  Plano de aula 5 I)                    De forma extremamente etnocêntrica, tratavam os povos não europeus como primitivos, exóticos e incivilizados. II)                  O etnocentrismo trata-se da “ visão de mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como o centro de tudo e todos os outros são pensado e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência humana. Questão de múltipla escolha Letra D.  Universidade Estácio de Sá; UNESA; Gabarito; OAB; Caso concreto; plano de aula; resposta; exercício; felipe medeiros rodrigues Leia Mais ► Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest Marcadores: 1º período, Direito, Fundamentos das Ciências Sociais Fundamentos das Ciências Sociais - Caso concreto 4 Plano de aula 4 I)                    MULTICULTURALISMO: baseia-se na convivência de culturas diversas de uma mesma sociedade, buscando não hierarquizar as diferentes culturas coexistentes, reconhecendo a diferença como algo positivo. O multiculturalismo é o reconhecimento das diferenças da individualidade de cada um. As diferenças as quais o multiculturalismo se refere são as diferenças de valores de costumes etc. posto que se trate de indivíduos de etnias diferentes entre si. II)                  Comer manga com leite faz mal. Isso foi uma invenção dos senhores de escravos para que os seus escravos não tomassem leite por ser muito caro naquela época, entretanto hoje a realidade é bastante diferente, pois naquela época os negros não tinham oportunidade, mas agora essa realidade mudou. Questão de múltipla escolha Letra B  Universidade Estácio de Sá; UNESA; Gabarito; OAB; Caso concreto; plano de aula; resposta; exercício; felipe medeiros rodrigues Leia Mais ► Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest Marcadores: 1º período, Direito, Fundamentos das Ciências Sociais Fundamentos das Ciências Sociais - Caso concreto 3 Plano de aula 3 I)                    O método antropológico usado por Boas foi o trabalho de campo. Esse método consistia na introdução dos antropólogos na sociedade “selvagem” que se pretendia estudar, que antes era observado de longe (pesquisa de gabinete). O objetivo da pesquisa de campo era investigar os costumes culturais daquela sociedade. Sua principal ferramenta era a coleta de dados. II)                  Para Franz Boas, o relativismo cultural por ele chamado de axionomático, era a forma de estudar sociedades culturalmente desconhecidas com alteridade, ou seja, compreender a visão do outro com uma valoração na diversidade cultural, e também uma visão etnocêntrica, pois ele acreditava que cada sociedade com sua particularidade não deixavam de ser melhores e nem piores do que as outras, e é justamente essa variedade de formas de viver que torna a vida humana uma riqueza. Questão de múltipla escolha Letra B Leia Mais ► Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest Marcadores: 1º período, Direito, Fundamentos das Ciências Sociais Fundamentos das Ciências Sociais - Caso concreto 2 Plano de aula 2 Resposta: Oswaldo Cruz poderia ter recorrido a um cientista social pois ele iria estudar todas as possibilidades que ocasionaria algum tipo de reação da população conseguiria a melhor forma de convencimento da população a respeito da vacina, pois caso estes não aceitassem tomar a vacina poderia morrer em decorrência da doença. A s ciências sociais tem como objetivo estudar o caso , tudo o que diz respeito a cultura humana, sua história, seus comportamentos individuais e sociais, suas relações e seu modo de vida. Oswaldo Cruz encontraria a melhor forma de convencer a população como cientista estudando a sociologia, que estuda o homem  e o universo cultural  e a antropologia estudando aspectos culturais do comportamento humano e comunidades. Questão de múltipla escolha Letra B  Universidade Estácio de Sá; UNESA; Gabarito; OAB; Caso concreto; plano de aula; resposta; exercício; felipe medeiros rodrigues Leia Mais ► Um comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest Marcadores: 1º período, Direito, Fundamentos das Ciências Sociais Fundamentos das ciências sociais - Caso concreto 1 Plano de aula 1 Diferenças 1- Senso Comum: ·         Tradição cultural ·         Educação não formal ·         Baseada na imitação e em experiências pessoais ·         Empírico e desprovido de explicações ·         Experiências do dia-a-dia ·         Informações relacionadas com as humanas e concretas. Exemplos: Deve-se cortar os cabelos na lua crescente para que cresçam mais rápido. Comer mamão faz o intestino funcionar melhor. 2- Pensamento Científico ·         É verificável na prática pela demonstração ou pela experiência; ·         É transmitido por intermédio de treinamento apropriado; ·         Conhecimento adquirido de forma racional ·         Explica o porquê; ·         Acompanha procedimentos científicos; Exemplos: A astronomia nos revela que o sol é muitas vezes maior que a terra, e que a terra se move em torno dela. Questão de múltipla escolha Alternativa E  Universidade Estácio de Sá; UNESA; Gabarito; OAB; Caso concreto; plano de aula; resposta; exercício; felipe medeiros rodrigues Leia Mais ► Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest Marcadores: 1º período, Direito, Fundamentos das Ciências Sociais 2 de outubro de 2015 Psicologia Aplicada ao Direito - Caso concreto 13 Plano de aula 13 1- Nos laudos psicológicos dos chamados "menores infratores" das classes populares, encontramos, com frequência, no que diz respeito à análise do grupo familiar, a denominação "família desestruturada". Esta avaliação, que concebe a família nuclear burguesa como modelo universal de socialização, contribui para a: (a) prática de uma postura humanística universal; (b) conscientização do psicólogo frente às características psicológicas específicas das classes sociais; (c) patologização do cotidiano das classes populares e a produção de estigmas; (d) valorização das diferenças naturais de culturas específicas; (e) desqualificação da família burguesa como espaço de formação ética. (INEP/2000) Leia Mais ► » Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest Marcadores: 1º período, Direito, Psicologia Aplicada ao Direito Psicologia Aplicada ao Direito - Caso concreto 12 Plano de aula 12 1-      Considerando a atuação do psicólogo em psicologia jurídica, assinale a opção CORRETA. (a) O psicólogo da área jurídica deve transcender as solicitações do mundo jurídico. Deve repensar se é possível responder, sob o ponto de vista psicológico, a todas as perguntas que lhe são lançadas, estabelecendo uma relação de complementaridade entre direito e psicologia; (b) O psicólogo que atua na área jurídica atende à demanda jurídica, como uma psicologia aplicada, cujo objetivo é contribuir para o melhor exercício do direito, em uma relação de subordinação, na qual o saber psicológico está a serviço do mundo jurídico; (c) A atuação do psicólogo na área jurídica tem por objeto de estudo uma das manifestações da subjetividade, ou seja, o estudo do comportamento, enquanto que o estudo das consequências das ações jurídicas sobre o indivíduo é função da psicologia clínica; (d) O psicólogo jurídico pode fazer orientações, contribuir para políticas preventivas e estudar os efeitos do mundo jurídico sobre a subjetividade do indivíduo. A perícia constitui a única atividade que não é praticada pelo psicólogo jurídico. Leia Mais ► » Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest Marcadores: 1º período, Direito, Psicologia Aplicada ao Direito Psicologia Aplicada ao Direito - Caso concreto 11 Plano de aula 11 1. A Constituição da República Federativa do Brasil estabelece, no capítulo VII: Da família, da criança, do adolescente e do idoso, no artigo 227, parágrafo 4º: “A lei punirá severamente o abuso, a violência e a exploração sexual da criança e do adolescente”. Assegurado isso pela Constituição, a questão refere-se à evidência da ocorrência, uma vez que a maioria dos abusos em crianças (80%) são praticados por membros da família ou pessoas muito próximas que lhes impõem o silêncio. Sobre os procedimentos a serem adotados, de imediato, sobre o assunto, considere as afirmativas a seguir: Leia Mais ► » Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest Marcadores: 1º período, Direito, Psicologia Aplicada ao Direito Psicologia Aplicada ao Direito - Caso concreto 10 Plano de aula 10 1. No contexto da atuação do psicólogo junto às varas de família, considere as afirmações abaixo. I. O laudo pericial decorrente de um psicodiagnóstico visa fornecer subsídios para que o juiz enuncie uma sentença; II. O laudo pericial pode ser elaborado a partir de quaisquer técnicas da Psicologia; III. O papel do psicólogo-perito na vara de família pode ser também, o de um "mediador", transformando a perícia numa relação de ajuda às famílias. Leia Mais ► » Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest Marcadores: 1º período, Direito, Psicologia Aplicada ao Direito Psicologia Aplicada ao Direito - Caso concreto 9 Plano de aula 9 1-      Acerca das alternativas para resolução de conflito, conciliação e mediação familiar, assinale a opção INCORRETA. Leia Mais ► » Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest Marcadores: 1º período, Direito, Psicologia Aplicada ao Direito Psicologia Aplicada ao Direito - Caso concreto 8 Plano de aula 8 1-A tendência antissocial pode ser encontrada: I. Num indivíduo normal; II. Num indivíduo neurótico; III. Num indivíduo psicótico. Leia Mais ► » Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest Marcadores: 1º período, Direito, Psicologia Aplicada ao Direito Psicologia Aplicada ao Direito - Caso concreto 7 Plano de aula 7 1-O fato de que muitos jovens de estratos sócioeconômicos desfavorecidos não se reconhecem e não se auto-rotulam como "adolescentes" nos leva a considerar que: Leia Mais ► » Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest Marcadores: 1º período, Direito, Psicologia Aplicada ao Direito Psicologia Aplicada ao Direito - Caso concreto 6 Plano de aula 6 1- Uma das dimensões atuais da realidade brasileira é a questão da inclusão no mercado de trabalho de pessoas com deficiência, segundo a Lei nº 8.213/91 (Decreto Lei nº 3298/99) que tem trazido à tona situações de convívio com a diferença, bem como episódios de violência e segregação contra aqueles percebidos como diferentes. A partir do texto são feitas duas afirmações: O mecanismo de ação do preconceito estabelece uma diferenciação e uma desvalorização social entre as pessoas, e os estereótipos tendem a homogeneizar os grupos percebidos como diferentes, PORQUE O estabelecimento de cotas para pessoas com deficiência pode reforçar a discriminação. Leia Mais ► » Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest Marcadores: 1º período, Direito, Psicologia Aplicada ao Direito Psicologia Aplicada ao Direito - Caso concreto 5 Plano de aula 5 1- Em uma sociedade sempre surgem movimentos que objetivam romper com as regras institucionalizadas, como por exemplo, os movimentos hippie, punk etc. Verifica-se, após algum tempo, que a sociedade incorpora alguns aspectos de tais movimentos. Isto acontece porque, ao institucionalizar essas novas regras, a sociedade Leia Mais ► » Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest Marcadores: 1º período, Direito, Psicologia Aplicada ao Direito Psicologia Apliada ao Direito - Caso concreto 4 Plano de aula 4 1-       A respeito das configurações familiares no Brasil, assinale a alternativa INCORRETA. (a) Vem diminuindo o percentual de famílias compostas pelo casal e filhos e paralelamente crescendo as formadas por apenas um dos pais e seus filhos; (b) Em nossa realidade, estudos têm apontado que nas famílias de classe média permanece uma hierarquia de papéis, organizados a partir de uma visão tradicional do homem como provedor material e moral do núcleo familiar; (c) Assiste-se à transferência da autoridade familiar para a escola, organizações assistenciais e Estado, o que institui um domínio público em questões antes consideradas privadas; (d) A violência endêmica, com a consequente diminuição da utilização dos espaços públicos, vem comprometendo as relações de vizinhança, privando as famílias de uma rede de apoio social antes disponível; (e) Nem todas as formas de constituição de famílias são reconhecidas pela legislação brasileira que não reconhece, por exemplo, o casamento homossexual. Leia Mais ► » Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest Marcadores: 1º período, Direito, Psicologia Aplicada ao Direito Psicologia Aplicaca ao Direito - Caso concreto 3 Plano de aula 3 1- Sobre o conceito de identidade de gênero e suas contribuições para a pesquisa e a atuação psicossocial, assinale a afirmativa INCORRETA: Leia Mais ► » Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest Marcadores: 1º período, Direito, Psicologia Aplicada ao Direito Psicologia Aplicada ao Direito - Caso concreto 2 Plano de aula 2 1-      Há décadas atrás, atividades infantis, tais como as brincadeiras de rua com os pares, tiveram um papel importante na formação da subjetividade infantil. Hoje, a televisão também pode ser considerada como um elemento importante de formação dessa subjetividade. Daí pode-se afirmar que as crianças de hoje: Leia Mais ► » Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest Marcadores: 1º período, Direito, Psicologia Aplicada ao Direito Postagens mais antigas Página inicial Assinar: Postagens (Atom) Estudante de Humanas Instagram Modelos de petição Vagas de estágio Principais códigos e leis (acesso rápido) Novo CPC @felipemedeirosmpb Não esqueça de curtir a nossa página :) ▼ Total de visualizações de página Tecnologia do Blogger.